Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

A psicologia do dinheiro I

Olás, vou fazer uma série de posts baseada no fabuloso artigo de Morgan Housel - A Psicologia do Dinheiro -  The psycology of money







-________-

Investir não é o estudo das finanças. É o estudo de como as pessoas se comportam com dinheiro . E o comportamento algo que é difícil de ensinar, mesmo para pessoas realmente inteligentes. Você não pode resumir o comportamento com fórmulas para memorizar ou modelos de planilhas a serem seguidos. O comportamento é inato, varia de pessoa para pessoa, é difícil de medir, muda com o tempo, e as pessoas tendem a negar sua existência, especialmente quando se descrevem.

Administrar dinheiro não é necessariamente o que você sabe; é como você se comporta. Mas não é assim que as finanças são tipicamente ensinadas ou discutidas. O setor financeiro fala muito sobre o que fazer, e não o suficiente sobre o que acontece em sua cabeça quando você tenta fazê-lo.

Serão descritos algumas falhas, vieses e causas de mau comportamento que tenho visto surgir frequentemente quando as pessoas lidam com dinheiro.

2 comentários: