Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de julho de 2018

MFII - como pulei fora antes do barco afundar, 50.000 visitas!

VDC

   Triste notícia sobre o VDC, blogueiro tão parceiro que, com sua simplicidade, compartilhou conosco sua evolução nas finanças e na vida.  Meus sentimentos à família. 


MFII

     O acontecido com o MFII vem nos lembrar dos riscos do mercado financeiro. É sempre propagada a necessidade de diversificação e da análise dos fundamentos antes de entrar em  cada investimento. Entretanto, a rentabilidade pura e simples muitas vezes nos seduz e pode nos fazer quebrar a cara.

    Confesso que o yield do MFII me atraiu num primeiro momento.  Minha sorte foi aprofundar o estudo do fundo  e acompanhar o que os especialistas avisavam a respeito da falta de transparência na origem dos rendimentos. Depois de ouvir André Bacci, Rodrigo Costa Medeiros, Baroni, e finalmente o NOD alertarem sobre os perigos do fundo, resolvi vender minhas cotas em maio. Houve uma  live do Baroni  com o gestor do fundo, quando ficou claro que o gordo rendimento vinha em boa parte  de taxas de ingresso. O gestor então afirmou, na live,  que não tinha previsão para nova emissão, e que havia resultados de outros projetos do fundo para distribuir se não fossem as taxas de ingresso. Pouco tempo depois foi anunciada a quinta emissão de cotas com taxas de ingresso de até 30%! Ou seja, sim, o fundo precisava das taxas de ingresso para manter o patamar de rendimentos. Ficou claro pra mim. Tive receio que depois do anúncio da emissão as cotas desabassem. Não aconteceu. Ainda consegui vender as cotas a R$ 125. 

     Descrevi a saída de MFII no post de  28.05.2018: http://financasepensamentos.blogspot.com/2018/05/amigos-acredito-que-e-sinal-de.html

"É claro que os investimentos devem ser acompanhados, mas apenas vendidos se perdem sua confiança. Como exemplo, nessa queda dos FIIs, a única venda que fiz foi MFII a R$ 125, pois não gostei do anúncio da 5ª emissão muito próxima da anterior. Parece bom o negócio do fundo, mas exige muito otimismo na valorização imobiliária nos próximos anos. Além do mais, se micar a próxima emissão, a situação do MFII pode se complicar, pois a cotação a mercado está inferior ao valor ofertado na emissão, e o fundo conta com as taxas de ingresso para manter seu alto rendimento."

      Ufa! Fica a lição. 

     Nessas horas relembramos a importância dos investimentos mais conservadores como os imóveis físicos para equilibrar a carteira. O rendimento é menor mas o tijolo está ali à vista. 


50.000 visitas

    O blog completou 50.000 views! Este humilde blog é apenas um diário para desenvolvimento financeiro e pessoal. O que me satisfaz é expor e discutir assuntos sobre investimentos que não encontram eco na maioria das pessoas ao redor. O ambiente virtual proporciona um alcance maior e atinge pessoas com o mesmo interesse, além de ajudar bastante no caminho para a independência financeira. Abraço.

“Feito é melhor que perfeito”.



segunda-feira, 16 de julho de 2018

A luta continua: FIIs, ITSA3, LCA BB






Olá amiguinhos, a quantas anda esse coração investidor nesse mercado de baixa?
O negócio é não vender, segurar a mão de alface.
Da minha parte continuo aportando. De FIIs comprei ABCP11, BBRC11, KNRI11, HGLG11, HGBS11e VISC11  a preços mais atrativos e com yield cada vez mais interessante. Os proventos  recebidos todo mês são uma delícia. Vou ver se consigo fazer o próximo curso do NOD e do Fábio da Bastter. Alguém já fez?


  



VRTA11 comprei mas acabei vendendo depois que vi que tinha um default em um CRI relevante. Apurei um pequeno lucro. 

Comprei também mais ITSA3. O site de relação com investidores é ótimo e tem até uma demonstração da atratividade do preço da ação no item "desconto ITSA", ver  http://www.itausa.com.br/pt/itausa-no-mercado-de-acoes/desconto-itausa. Atualmente teria um desconto de aproximadamente 23% em relação à cotação média das participações da holding em suas empresas (principalmente ITAU, o resto é bofeira). O DY também está legal.
No radar das ações para comprar estão RADL3 e MDIA3. A questão é comprar agora ou esperar o faniquito eleitoral. Vamos ver. 






Com uma graninha extra do 13º refiz uma parte da reserva básica pessoal na LCA do BB, 83% do CDI.

No quesito saúde tive uma dor de garganta chata que me obrigou até a tomar injeção e antibióticos. O projeto academia/verão 2019 ficou postergado, mas  não saiu dos planos. Ainda chego lá.  Taca-lhe pau!