Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2016

O que você faria de volta aos 20 anos?






Recentemente lendo o fórum do Hardmob - Dinheiro e Negócios, passei por um tópico que achei bastante interessante: "O que você faria de volta aos 20 anos?"

Já passei dos 30. Apesar de ter feito algumas besteiras, pensando financeiramente, pouca coisa diferente eu faria. 

Acho que é uma época em que se deve investir em si mesmo e aproveitar porque o tempo passa muito rápido. Não me arrependo de ter pago saídas com a namorada, bons restaurantes e presentes. É uma época que não volta mais.

Assim, ter investido em formação superior, idioma inglês e outros cursos, possibilitaram-me ter o emprego que tenho hoje, e ter um nível de aportes que jamais teria se tivesse economizando exageradamente sem pensar no futuro profissional. Dinheiro de estágios e empregos temporários durante a faculdade nunca guardei um centavo. 

Tinha muita vontade de fazer intercâmbio em algum país de língua inglesa mas meus pais não poderiam bancar e eu não estava a fim de ficar na casa de desconhecidos que recebem estudantes. Não tenho "essas caras". Tenho uma personalidade mais introvertida e acho que não daria certo.

Talvez pudesse ter sido uma experiência interessante, mas como saber, né? Hoje já tive a oportunidade de conhecer alguns países e vi que a experiência é realmente enriquecedora demais.

No mais, avante, avante.

"Você vai ser criticado de qualquer maneira, então seja você mesmo"









5 comentários:

  1. Olha eu me pergunte isso hoje, pois esse ano fiz 21, "o que eu devo fazer?"

    Eu poupo desde os 16, investi em alguns cursos de informática, fiz curso de espanhol na escola e estou concluindo a faculdade.

    Se eu pudesse voltar no tempo, começaria me profissionalizando antes dos 16. Com 13-14. Porque não? rs


    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lyrical Master, valeu pela visita,

    Heheehhe 13 anos já seria trabalho infantil hein?! Nesse período eu focaria em desenvolvimento pessoal mesmo. Acho importante demais cursos técnicos pois já demonstram que a pessoa tem uma visão prática do mercado de trabalho. Me lembro que cheguei a pensar em fazer ciências sociais na faculdade (credo), talvez tivesse virado um comunista de M*#+da. Ainda bem que consegui pensar melhor e escolher logo um curso com aplicação mais prática. Quantos colegas vi fazerem cursos sem qualquer campo de trabalho no meu estado e praticamente jogarem o diploma no lixo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciências Socias? Ainda bem que mudou de curso. Acho um curso interessante como hobby, sei lá, talvez pra conhecer um pouco mais. O mercado para um curso desses é pequeno demais. E quanto tem, paga muito pouco.

      Excluir
  3. Fala E.P! É o velho dilema de trabalhar ou não em que se gosta, formar-se ou não em uma área que te atrai mas que não tem mercado. Hoje tenho pouco interesse nessa área, talvez nem tivesse terminado o curso. Teria sido perda de tempo. O interessante é ver como a nossa cabeça muda com o tempo. Antes me interessava por tudo que era social, hoje prefiro o que tenha viés econômico, vai entender... Abraço

    ResponderExcluir
  4. Putz, teria feito tudo diferente! Nem fico pensando nisso pq sei o quanto fui bobinha! Bola pra frente, agora é cuidar para chegar ao 40 sabendo que fiz o meu melhor aos 30!

    ResponderExcluir