Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Keynes como Investidor

A Cambrigde University Press, em conjunto com a Royal Economic Society, compilou as anotações pessoais de John Maynard Keynes como investidor. 

Em 1924, no início de sua jornada como investidor, Keynes disse que sua estratégia consistia em: "antecipar mudanças iminentes no curso dos mercados". 

Vinte anos após, quase no leito de sua morte, Keynes apresentava uma visão bem diferente. Seus 3 princípios básicos de investimento, segundo o próprio Keynes:

“Acredito agora que investir de forma bem sucedida
depende de três princípios:

1 - Uma seleção cuidadosa de alguns poucos investimentos.

2 - Uma firme manutenção destes investimentos em posições grandes nos tempos bons ou ruins, talvez por vários anos, até que eles tenham realizado seu potencial ou até que se torne evidente que foram adquiridos de forma equivocada;

3 - Uma posição de investimento balanceada, isto é, com diversidade de riscos, e, se possível, assumindo riscos opostos (por exemplo, uma posição em ações e outra em ouro , já que as duas tendem a se mover em direções opostas quando há flutuações gerais)”.

Keynes iniciou os investimentos pessoais em 1919, com 15 mil libras em ativos mobiliários, e 16 mil libras em empréstimos para alavancagem.

Um ano após, teve perdas de -111%, culminando em patrimônio líquido negativo de 2 mil libras, resultado de péssimas apostas alavancadas em câmbio.

Em 1945, Keynes apresentava patrimônio líquido de 412 mil libras esterlinas, o que hoje, seria equivalente a algo em torno de £ 14 milhões. Se usarmos o PIB per capta como fator de ajuste, este montante aumentaria para cerca de £ 48 milhões. Os empréstimos para alavancagem passaram a ser irrisórios em seu portfólio.


Fonte: The Collected Writings of John Maynard Keynes, volume XII, ed. Donald Moggridge, Cambridge
University Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário