Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

A psicologia do dinheiro II

Olás, esta é uma série de posts baseada no artigo de Morgan Housel - A Psicologia do Dinheiro - The psycology of money


Longo prazo e decisões de vida

Na vida as coisas mudam. E é difícil tomar decisões de longo prazo quando sua visão do que você quer no futuro está tão sujeita a mudanças.

Isso nos leva à primeira regra dos juros compostos : nunca interrompa desnecessariamente. Mas como você não interrompe um plano de dinheiro - carreiras, investimentos, gastos, orçamento, seja o que for - quando seus planos de vida mudam? É difícil. Parte da razão pela qual pessoas como Warren Buffett se tornam tão bem sucedidas é porque elas continuaram fazendo a mesma coisa por décadas a fio, deixando a composição correr solta. Mas muitos de nós evoluímos ao longo da vida que não queremos continuar fazendo a mesma coisa por décadas a fio. Ou qualquer coisa perto disso. Então, em vez de uma expectativa de vida de 80 anos, nosso dinheiro talvez tenha quatro blocos distintos de 20 anos. A composição não funciona tão bem nessa situação.

Não há solução para isso. Mas uma coisa que aprendi que pode ajudar está voltado ao equilíbrio na carteira e espaço para erros. Demasiada devoção a um objetivo, um caminho, um resultado, é pedir por arrependimento quando você é tão suscetível a mudanças. As coisas mudam . E é difícil tomar decisões de longo prazo quando sua visão do que você quer no futuro está tão sujeita a mudanças.

E no longo prazo, a volatilidade é garantida, e isso não é algo que você possa mudar. As pessoas acabam tomando atitudes que interrompem a execução de um bom plano. "Não faça nada" são as palavras mais poderosas em finanças. Mas é difícil para os indivíduos aceitar e ainda mais difícil para os profissionais te cobrarem taxas para não fazerem nada. 



Não subestimar a necessidade de espaço para erros, não apenas financeiramente, mas mental e fisicamente.


Ben Graham disse uma vez: "O objetivo da margem de segurança é tornar a previsão de futuro desnecessária."

Há tanta sabedoria nesta citação. Mas a resposta mais comum, mesmo que subconscientemente, é: "Obrigado Ben. Mas sou bom em clarividência".

As pessoas subestimam a necessidade de espaço para erros em quase tudo que eles fazem que envolve dinheiro. Duas coisas causam isso: uma é a idéia de que sua visão do futuro está correta, impulsionada pelo sentimento desconfortável que advém de admitir o oposto. A segunda é que você está, portanto, causando dano econômico ao não tomar ações que explorem sua visão do futuro super otimista se tornando realidade.

Mas espaço para erro é subestimado e mal compreendido. É frequentemente visto como um hedge conservador, usado por aqueles que não querem correr muito risco ou não estão confiantes em seus pontos de vista. Mas quando usado apropriadamente, é o oposto. O espaço para erros permite que você persista, e a resiliência permite que você permaneça por tempo suficiente para permitir que as chances de se beneficiar de um resultado de extraordinário ocorram a seu favor. 

Há também vários lados em considerar o espaço para o erro. Você consegue sobreviver com seus ativos caindo em 30%? Em uma planilha, talvez sim . Mas e mentalmente? É fácil subestimar o que um declínio de 30% faz à sua psique. Conheço vários investidores que desistiram depois de perdas porque estavam exaustos. Fisicamente exaustos. As planilhas podem modelar a frequência histórica de grandes declínios, mas eles não podem modelar a sensação de voltar para casa, olhar para seus filhos e se perguntar se você cometeu um grande erro que afetará suas vidas.

Uma dura realidade é que o que mais importa em finanças nunca será ganhar um Prêmio Nobel: humildade e espaço para erros.


6 comentários:

  1. Olá FeP!
    Excelente post!
    Existe uma necessidade de racionalizar o investimento por um viés de matemática, como se o fator humano não fosse importante. É sempre bom lembrar que economia não é ciência exata!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Janota, poucos compreendem isso, e uma minoria põe em prática. gde abraço, acompanhe a série!

      Excluir
  2. Parabéns pelo post. Sem dúvida humildade e espaço para erros serão fundamentais na longa jornada até a liberdade financeira.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post e pelo blog. Muitas reflexões!!!
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir