Total de visualizações de página

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Resultados da criação de gado




      Como havia prometido no post de 02.02.2018, vou relatar os resultados da atividade de recria de bovinos. Falei que ia demorar, mas que postaria os lucros.

      Bem, há cerca de um ano atrás foi feita a compra de algumas dezenas de bezerros para recria. Os animais tinham oito meses de idade e foram comprados em leilão. Eles ficaram na pequena propriedade rural de um amigo aqui em MG, que comprou metade do lote e eu entrei com a outra metade. O vaqueiro e o pasto ele não foram cobrados da minha parte. O funcionário dele já cuidava da da fazenda mesmo,  e o pasto ele queria era colocar em uso pois estava muito alto e sem nenhuma criação para comê-lo. Ele estava sem capital para comprar o lote inteiro.

      Assim, arrematamos o lote e contratamos o frete para o transporte para propriedade.

      Os custos no período foram:

- frete do leilão à fazenda;

- vacinas de aftosa 2 vezes no ano ( muito baratas, para cada cabeça sai por menos de um real);

- antibióticos, iodo e acessórios - deu umas manchas nos animais que tiveram que ser combatidos com remédios;

- sal proteinado - durante o período sem chuvas,  o pasto fica muito seco, e é necessário complementar a alimentação dos animais com o produto;

- vermífugo- uma vez no ano.

      Intercorrências - não foram muitas, mas os riscos comentados no primeiro post se mostraram presentes.  Um dos bezerros chegou a ficar sumido por uns dias e foi encontrado numa fazenda vizinha com menos peso. Não perdemos nenhum animal. Mas na prática deu pra perceber que de fato existe o risco de picada de.cobra, doenças e furto.

      Lucro - a melhor parte. Agora com 18 meses de idade foi feita a venda.  Após um ano e alguns dias,  o lucro líquido foi de 35,66%. Claro que ajudou o aumento na cotação da reposição bovina e estar livre do custo de pasto e vaqueiro. Se fosse alugar pasto, calculo que o lucro seria a metade. Mesmo assim, bastante lucrativo se houver dedicação e conhecimento do assunto. Pra quem tem terra não há dúvidas que é uma boa alternativa. 





      Interessante ver como a atividade produtiva tende a ter rendimentos muito superiores às aplicações de renda fixa, que praticamente somente repõem a inflação. O risco é maior, mas a recompensa vale a pena.

      Se for fazer novas compras, pode-se comprar um número maior de animais e o lucro vai em progressão geométrica, um belo compounding.

      O que mais gostei na realidade foi aprender sobre uma nova atividade e possibilidade de diversificação de investimentos.

      Abraço e até a próxima.






7 comentários:

  1. Muito bom, você poderia apresentar os números por cabeça. Só para termos uma ideia. Preço de compra, custo para manutenção e preço de venda. Aí colocaríamos o custo do pasto e o custo de oportunidade, pesaríamos o risco e daria para ver se compensa.
    Muito bom diversificar em uma atividade tão diferente assim. Estou curioso. Vai continuar fazendo isso?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza sequoia?! Acabo não colocando valores no blog para evitar exposição desnecessária. A ideia é dar uma noção pra galera e ter um registro das minhas operações, pensamentos e evolução ao longo do tempo. Vou continuar no negócio sempre meu amigo chamar. Gde abraço

      Excluir
  2. Olá FP,

    Muito bom. Também estou trabalhando com gado junto com o meu irmão. Ele está trabalhando com confinamento. Ano passado eu fiz um teste e o lucro é bem bom. Este ano vou entrar com uma grana maior. Há riscos, mas é um bom negócio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy! Há vários negócios lucrativos no campo se souber onde está pisando, gado é só um deles. Que bom ter um colega que entende da área na finansfera! Vamos trocando idéias. Abraço!

      Excluir
  3. Não imaginava que a lucrativa pudesse ser tão boa.
    Mandou bem, cara!
    Estou colocando teu blog no meu blogroll.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Trabalhar com gado não e fácil não mas vamos que vamos

    ResponderExcluir