Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

"Gamificação dos investimentos"




O desenho dos métodos de investimentos demostra  uma espécie de gamificação na forma de apresentar suas plataformas. Não gosto muito de estrangeirismos, mas seria esse o termo . É uma forma de estimular o giro e competição que só prejudica o investidor de longo prazo. A As luzinhas do homebroker piscando como máquinas caça níqueis de um cassino seduzem os olhos da maioria incauta. Basta ver a frequência com que as pessoas usam o termo "jogar na bolsa". Investir pode ser chato como assistir a grama crescer, mas ela cresce, basta ter o hábito de colocar água, cuidar e proteger. E assim deve ser investir focando em tempo, aporte  e valor. Pra quem tem uma boa renda, manter a disciplina de poupança e investimento sem muito risco pode ser um caminho tranquilo para a independência financeira futura. Para quem ainda precisa lutar pra melhorar a renda, cabe investir em educação e aprender um ofício antes de pensar em aportar. 

Ter uma boa reserva traz mais segurança em muitas decisões e suaviza várias situações da vida cotidiana. O patamar de paz é outro muito melhor. Imprevistos acontecem, mas a nossa parte precisa ser feita . Ter grana para pagar o plano de saúde, boa educação para os filhos, morar bem, até mesmo não se preocupar com pequenas batidas de trânsito, mostram sua importância no dia a dia e no futuro.

"A única grande vantagem que um investidor pode ter é uma orientação de longo prazo" Seth Klarman



2 comentários:

  1. Olá FeP!
    Muito boa a reflexão. Vejo que a ideia é gerar corretagem mesmo. Veja que é muito mais fácil achar conteúdo sobre day trade do que dividendos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir