Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Bastter lessons

Fabuloso artigo do bastter que replico aqui. Fonte Bastter.com

NÃO SE SENTE SEGURO NO SEU TRABALHO OU NEGÓCIO? OU PIOR, ESTÁ SEM TRABALHO?Bastter em 30/03/2016 

Estamos vivendo uma nova economia, é fundamental se adaptar a ela. Os empregos não dão mais segurança (nem os públicos), tudo muda diversas vezes durante a sua vida de trabalho, você fica ultrapassado rapidamente e cada vez mais assustado, angustiado e reclamando de tudo.

Não adianta reclamar, não adianta se sentir injustiçado, colocar a culpa no chefe, no Governo ou no Sunda. Você tem de se adaptar. Não são os mais fortes que sobrevivem, mas os que se adaptam, já nos disse Darwin há séculos atrás. Pois bem, quer mudar de vida? Quer deixar de ser escravo? Quer parar de se sentir angustiado com o trabalho ou a falta dele?

1 - INVISTA EM VOCÊ.
De todos os conselhos este é o mais importante. Você só vai ter vida tranquila em relação ao trabalho se tiver VALOR na sociedade. Se tiver habilidades e/ou conhecimentos que interesse a sociedade, ao mercado. E o pior, o que vale hoje pode não valer mais daqui a uns anos então precisa estar em constante evolução. Não pare de pedalar! 

2 - ESCOLA E FACULDADES SÃO UM MAL NECESSÁRIO, NADA ALÉM DISSO.
Claro que ainda é importante tirar diploma superior, mas como um mal necessário. Entenda isso ou vai ser só mais um mediocre preenchendo buracos até vir outro mais barato para preencher o mesmo buraco. Nem a Escola e muito menos a Faculdade vão te preparar para o mercado, esquece. Tire o diploma e pronto. Por outro lado o acesso ao conhecimento está cada vez mais fácil. Internet, livros digitais, cursos online e acima de tudo se achar alguém que sabe, grude nele e aprenda. Seja humilde para aprender sempre com qualquer um. A Faculdade destrói seus SONHOS, não deixe isso acontecer.

3 - INGLES E INFORMÁTICA SÃO DEFAULT.
Estas duas habilidades não te diferenciam mais. Qualquer um sabe Ingles e qualquer um sabe mexer em computador. O que vai te prejudicar enormemente é não saber um dos dois. Sendo assim se você quer se diferenciar aprenda mais uma lingua além do Ingles e aprenda alguma habilidade em informática além do usual que todos sabem. Aprenda a montar redes, torne-se fera em Excell, sei lá, descubra algo que possa te diferenciar da massa. No dia que a empresa decidir cortar custos é importante que alguém fale, ele não, só ele sabe fazer isso. Uma vez eu trabalhei com um medico que sabia operar aneurisma cerebral como ninguém. Ele dizia, se virar comunista, tanto faz, eles vão continuar precisando de mim. É um exemplo exagerado mas demonstra o ponto. Você tem de SE DIFERENCIAR e ser importante para a sociedade e saber fazer coisas que poucos sabem ou saber fazer melhor que os outros ou vai estar só tampando um buraco por um tempo até ser substituído por outro mediocre.

4 - VALORIZE SUAS LIMITAÇÕES E NUNCA SE LIVRARÁ DELAS
Pare de repetir que não sabe fazer isso ou aquilo. Aprenda. Se você repete o tempo todo você se convence de que não sabe. Mude. Passe a falar, eu vou aprender isso, EU VOU CONSEGUIR. Claro que você pode ir atrás do seu talento, para as áreas que mais se adapta, mas sempre vai ter alguma coisa que vai ter de aprender e vai depender primordialmente da sua atitude. Pode ser, eu posso, eu vou conseguir custe o que custar, ou pode ser eu não sei, eu não consigo, não vou aprender isso. Você decide. E seu destino vai sendo traçado como um fora de serie necessário para a sociedade ou como um escravo mediocre tampador de buracos.

5 - ABANDONE O COLETIVO, SO SE CRESCE INDIVIDUALMENTE
A economia mudou. Lutas coletivas foram importantes para a nossa sociedade historicamente. Mas o desenvolvimento atual vem da soma do crescimento individual de cada um. Outro dia aqui no Rio ia ter greve do Uber. É das coisas mais doidas que já vi. Sabe qual o resultado da greve do Uber? Um dia sem receber, nada além disso. Não existe greve do Uber, existe aprender a ser o motorista mais eficiente do Uber e aproveitar o tempo livre para desenvolver outras habilidades e outras fontes de renda. O Uber representa exatamente uma nova economia, na qual as atitudes da velha economia não vão funcionar. Pensar em greve do Uber é achar que isso vai trazer algum proveito é não ter entendido nada. Use este exemplo para pensar se entendeu ou não a NOVA ECONOMIA e levar para outros aspectos da sua vida. Coletivamente atualmente so se desenvolve a mediocridade. 

6 - FAÇA O QUE GOSTA MAS TRANSFORME EM ALGO VIAVEL
É importante trabalhar no que gosta, mas é importante também que seja viável. Não se incomode com as críticas e se te chamam de doido. Bill gates era doido (inclusive abandonou a faculdade), Steve Jobs era doido e é o único a ter criado duas empresas bilionárias, mais recentemente um dos criadores do Google resolveu imprimir toda a Internet antes de criar o Google, quer ideia mais doida que essa? Bezos disse que ia criar a Loja de Tudo (Amazon) e que lucro não era importante. Deu no que deu. a maior varejista online do mundo. Agora Elon Musk criou três empresas, uma de carros elétricos, uma de energia solar e uma cujo objetivo primordial é colocar um foguete em Marte. Todas três estão indo muito bem e ele foi chamado de louco e continua sendo chamado. Se você abandonar a velha economia e começar a se destacar e tentar ser fundamental ou criar algo fundamental dentro do que você gosta provavelmente vão te chamar de doido também. Ok, seja doido, mas é importante que seja viável, que você ache um caminho. Só ser doido não interessa. Tem de ser viável. Pode até fracassar, mas evolua, aprenda, e continue buscando algo viável e INDISPENSÁVEL. Comece pequeno, busque um nicho, mas monopolize algo e depois vá crescendo. Aí está a viabilidade.

7 - TENHA MAIS DE UMA FONTE DE RENDA
Não dá mais para ter tranquilidade financeira e no trabalho com apenas uma fonte de renda. Se for um casal estável com trabalhos totalmente diferentes até pode ser, mas o ideal é que você tenha mais de uma fonte de renda até mesmo porque casamentos acabam com uma frequência enorme. E investimentos seriam a terceira. Monte uma reserva poderosa para te dar tranquilidade financeira e para um dia não precisar mais trabalhar. Mas para conseguir isso é importante ter mais de uma fonte de renda, se possível três. Não precisa se matar de trabalhar e não viver mais a vida. Aproveite as novas oportunidades que surgem e seja EFICIENTE. Crie fontes de renda em que você não precisa estar lá o tempo todo. Use o que está entre suas orelhas!

8 - FAÇA SEMPRE MAIS
Se você se limita ao que lhe foi pedido, se você cumpre suas obrigações e seu horário, mesmo que seja bom e certinho está com os dias contados. Igual a você tem mil em cada esquina. Vai ficar no emprego até a empresa arrumar outro mediocre mais barato ou seu negócio vai durar pouco tempo até ser engolido por negócios de quem sempre busca e faz mais. FAÇA SEMPRE MAIS, mais e mais. Tenha iniciativa, faça o que não te mandaram fazer, faça o que não precisa ser feito, assuma, tenha ideias, corra atrás. A economia atual só suporta medíocres por um tempo. Há ainda um espaço para medíocres mas tem medíocres demais então há um giro rápido de medíocres, eles duram pouco tempo. Se quer ter vida melhor precisa fazer mais e mais e mais. Não importa se é valorizado, faça mais por você mesmo, pelo seu desenvolvimento, para deixar de ser apenas mais um, para colocar em prática o que está estudando, para se desenvolver e passar a ser necessário, fundamental, insubstituível. Esta é a palavra, você só tem valor de verdade quando se torna insubstituível e isso não vai acontecer fazendo só o que tem de ser feito. O dia que a empresa disser, esse não, esse é diferente ou seu cliente disser, vou lá porque ele é diferente, aí sim, você deixou de ser escravo.

9 - PARE DE RECLAMAR
Pare hoje, chega, ja reclamou mais do que podia nessa vida. Reclamar não vai te trazer nenhum beneficio. A culpa não é do se chefe. A culpa não é do Governo. A culpa não é da sua esposa ou do seu marido. A culpa é sua. Quando você é mandado embora de um emprego a culpa é sua por não ter feito a diferença. Quando a sua loja quebra, a culpa não é do Governo, é sua por não ter administrado bem. Pare de reclamar. A maioria dos chefes são medíocres, o Governo é uma droga, as empresas são ruins, montar um negócio não é fácil. Você vai ter de sobreviver nesse meio e não vai acontecer se juntando aos medíocres reclamões. Sabe o que acontece quando você reclama o dia inteiro? NADA. sabe o que acontece quando você para de reclamar e corre atrás? Sua vida muda. pare hoje então de reclamar, chaga, pare agora. Além do mais sua saúde vai melhorar e vai parar de ficar deprimido. Pare de ler jornais e noticias, de ver TV, use este tempo que gasta em coisas inúteis para se desenvolver, dominar sua vida e fazer o que quiser. Aí não tem mais do que reclamar.

10 - CUIDADO COM NEGÓCIOS, SERVIÇO PUBLICO E DIVIDAS
Por fim vou falar do que quebra muita gente.
- Negócios. Sujeito é mandado embora do trabalho, pega uma grana e monta um negócio. CREU. Montar um negócio não é brincadeira, muito cuidado, vá devagar. É necessário que sua formação e conhecimento seja muito maior do que o negócio necessita e não o contrário. É necessário que você saiba fazer tudo ou quase tudo porque os outros só vão fazer besteiras. Tente ter ideias de negócios que ao menos no inicio possa ser tocados com baixo investimento para te dar a chance de errar algumas vezes até dar certo. Ta cheio de histórias de sucesso que passaram de fracasso a fracasso para chegar lá. Mas se você queima tudo na primeira tentativa é game over.
- Serviço Publico. A grande esperança de ir contra tudo isso que eu falei é o Concurso Publico. Para quem ta entrando agora as perspectivas são péssimas. Vão restar ilhas cada vez mais disputadas mas a realidade da falta de dinheiro vai ser cada vez mais real. O sistema atual de serviço publico está com dias contados. Se for por este caminho aproveite enquanto dura mas tenha uma fonte paralela e monte uma reserva. Não ache nem por um minuto que a sua aposentadoria ta garantida. nada ta garantido.
- Dividas. Não faça dívidas ou não importa se você seguir tudo dito aí em cima, vai terminar escravo. As dívidas no Brasil não te deixam andar para frente. Estude, se desenvolva, monte negócios, compre estoque, tudo com capital próprio. Monte o capital primeiro trabalhando. Se for uma ideia espetacular e alguém quiser investir nela, ok. Mas não coloque o seu na reta porque senão é Game Over nível 2.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário